Proposta Pedagógica

A Obra Social Santa Clara e São Francisco de Assis promove a formação integral de crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade e risco social, por meio de um trabalho sócio educativo articulando parcerias com as famílias, comunidade e diferentes setores da sociedade aliado aos valores franciscanos.

Os princípios que norteiam a nossa prática pedagógica são o respeito, o diálogo, a solidariedade, a união de todos envolvidos no projeto, integração e garantia da individualidade de cada ser, aprimorando o processo de consciência crítica.

Atendemos crianças de 06 a 14 anos, favorecendo a convivência de várias faixas etárias e oferecendo espaço onde as crianças e adolescentes possam estar e brincar livremente realizando atividades educativas, prazerosas e que sejam significativas em seu cotidiano concreto, vivenciando experiências enriquecedoras para a sua vida como indivíduo e cidadão, estimulando a independência de pensamento e expressão.

Nossa equipe pedagógica desenvolve as seguintes oficinas:


Linguagem

A comunicação é uma das principais vias de crescimento e realização dos seres humanos. Portanto, aliamos as necessidades práticas da escrita com o cotidiano dos educandos, incentivando a leitura diária, colaborativa e sequenciada, como também a prática da produção e revisão de textos, ortografia e gramática. Esses momentos estão ligados diretamente com o reforço escolar.

Informática

O laboratório de informática é um recurso tecnológico e pedagógico no processo constante de construção de conhecimentos permitindo aos educandos o acesso à inclusão digital.

Nossas aulas ocorrem semanalmente de forma individual e coletiva. Desenvolvemos diversos programas específicos para cada faixa etária, com recursos atualizados para enriquecer os conhecimentos a serem desenvolvidos, incentivando a autonomia e a criatividade.

Capoeira

A capoeira é uma excelente atividade física e de uma riqueza sem precedentes para auxiliar na formação integral de nossos educandos, atuando de maneira direta sobre os aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor.

Nossas aulas estimulam a criatividade de movimentos e conteúdos que a integram como a música, instrumentos, histórias e rituais.

Dança

A dança constitui-se de movimentos rítmicos que envolve todas as partes do corpo em sintonia com diversos estilos de músicas.

Estimulamos em nossas aulas a dança como forma de comunicação que expressa compreensões individuais e sociais, promovendo o respeito e a valorização das possibilidades de descobertas de cada educando sobre sí mesmo e para com o mundo.

EducaçãoSexual

O projeto de Orientação Sexual promove aos nossos educandos a sensibilização para o desenvolvimento de uma consciência crítica e tomada de decisões responsáveis a respeito de sua sexualidade e personalidade esclarecendo dúvidas e curiosidades, considerando os aspectos psicoafetivos, biológicos e sócio culturais como: corpo matriz da sexualidade, relações de gênero, respeitando as etnias, cuidados com a higiene, prevenção as doenças sexualmente transmissíveis (DST), buscando a construção de um comportamento preventivo na sociedade.

A sexualidade é inerente a qualquer criança ou adolescente e sua demonstração será particular a cada uma, sendo que cabe aos monitores conhecê-la, respeitá-la, conduzí-la de forma adequada sem estimulação e repressão tendo sempre em mente uma auto-reflexão de sua própria identidade.